segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como começar ?? Definindo prioridades- parte 1

Olá, garotas. Hoje darei algumas dicas para auxiliá-las na organização e no planejando de seu casamento. Independente do tempo que você tenha para organizar, o planejamento é fundamental e te poupará de alguns imprevistos.
No meu caso, fiz um planejamento de cerca de 2 anos, no qual listei os objetivos principais a serem alcançados. Mantenha com você, a partir de agora, uma agenda ou pasta para arquivar orçamentos, idéias, sugestões e etc para te ajudar a manter a organização.

Obs : Não sou cerimonialista e não faça propaganda de nenhum fornecedor. Esta lista é apenas uma coletânea das informações que venho obtendo ao longo do tempo e da minha própria experiência organizando o meu casamento.

I - Definição da data
Este passo é bastante importante, pois a grande parte dos fornecedores a usará como base para fornecer os preços.Há aqueles que escolhem o aniversário de namoro, de noivado ou dia em que se conheceram mas, independente do dia escolhido, procure alinhar um dia que seja do agrado do noivo e seu também.Ao pensar na data, pense também na estação do ano e na cidade onde será a cerimônia/ recepção e, ainda no local onde você deseja passar a Lua de Mel.

Exemplo: Aqui em Brasilia, é muito arriscado realizar  um casamento ao ar livre em Dezembro,pois chove bastante.
Eu amo frio e sempre pensei passar a Lua de Mel em um lugar mais frio, mais aconchegante. O André adora calor e praia, mas também sempre quis casar no meio do ano, então escolhemos Julho, o mês mais lindo.

II - Definindo o tipo de cerimônia/recepção e a quantidade de convidados
Decida se será ao ar livre, na Igreja ou ainda com a presença de um Juiz de Paz, isso te auxiliará a delimitar sua busca. Faça também uma média do número de convidados que você deseja ter, uma primeira lista é fundamental( mas ela não precisa ser necessariamente a definitiva). Decida também se será um Mini Wedding, Bolo e Champanhe, Recepção em Churrascaria, Almoço ou Jantar com a família,uma recepção para muitos convidados ou ainda Casamento na Praia.



Eu, particularmente, adoro e sonho com um casamento ao ar livre,com um ar rústico. Mas, também sou fã de casamentos na praia ou na Igreja.

III - Definindo o orçamento
 Eu acredito que este seja o ponto mais complicado de se ajustar entre o casal e os demais familiares. Com a média de convidados, tipo de recepção e cerimônia defina o seu orçamento: o quanto você pretende gastar e o quanto pode gastar. Envolva-se no melhor estilo " Faça você mesma" e economize na produção de lembrancinhas, convites, arranjos de mesa e etc. Se o seu orçamento é curto, opte por profissionais menos badalados e invista em um casamento mais intimista, com um número menor de convidados.

IV - Selecionando fornecedores
Procure de 3 a 4 fornecedores de um mesmo serviço, compare preços, avalie qualidade, peça referências de outras noivas. Aqui, você terá a capacidade de avaliar e conhecer melhor o profissional e o serviço e, se este está de acordo com o que você procura.

V- Formalizando contratos - Congelando preços - Economizando
Se você é uma noiva como eu que tem uma longa caminhada até o BIG DAY e tem a possibilidade de se atencipar, faça isso. Negocie contratos, se possivel parcele em um número maior de vezes ou pague à vista( a maioria dos fornecedores, oferece desconto). Planejar um casamento com mais de 1 ano de antecedência, é garantia quase certa de se conseguir congelar preços e economizar bastante.


 Créditos das fotos:
  1. Casamento ao ar livre - Blog Manu vai casar
  2. Casamento na Igreja - Blog da Fotografa Rafaela Zakarewicz ( Brasilia)
  3. Casamento na Praia  - Blog Do Altar ao Lar
  4. Contrato - Casamento em Foco
Espero que gostem, depois teremos a Segunda parte.
Bjs

7 comentários:

  1. realmente planejamento é fundamental!
    bjooo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Êêêê!!! Adoro novos blogs e claro já estou seguindo!

    Super beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!

    Estou seguindo já =D

    Eu e meu noivo também acabamos de abrir um blog www.casamentogeek.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee,
    Lembro sim de vc!!!!
    Pense... conseguimos tirar as fotos sim!! depois vc dá um olhadinha eu postei elas!!!
    Ei ja estou seguindo seu blog viu!!!

    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, começou com um post fundamental... sobre as prioridades... e nesse item cada casal tem as suas :** Seja bem vinda a blogosfera, já estou seguindo :**

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, garotas por estarem me seguindo...

    Realmente, Camila.. cada casal tem as suas prioridades..
    Bjs a todas

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pelo comentário! Volte sempre.